sábado, 18 de maio de 2013

Bolo integral de laranja de liquidificador

Até o final do mês passado eu estava numa vibe vida saudável: treino + alimentação balanceada + sono regular, até que uma dor dilacerante na lombar me obrigou a parar os treinos e daí em diante foram só jacas e mais jacas!
Ainda sinto uma dorzinha quando faço um esforço maior, mas em breve pretendo retomar as atividades físicas, porque eu amo doces e não abro mão! Então se eu não quiser engordar tenho que gastar energia proporcionalmente ao que consumi (!!!).
Mas enfim, lembrando dessa época saudável recordei que eu fiz um bolo de liquidificador integral de laranja (com farinha de trigo integral e farinha de linhaça) que ficou super gostosinho (fofo e molhadinho), mesmo sem cobertura como pode-se averiguar pela foto:



Eu sei: "nooooooossa, mas que bolo mais feio!". É que, na época, quando tirei a foto desse bolo nem me passou pela cabeça colocá-lo no blog.
Realmente a aparência dele não ficou das melhores, mas levei em consideração que foi super fácil de preparar, ficou gostoso e além de tudo saudável, então ele merecia ser mencionado.
Interessou? A receita está aqui:

Bolo integral de laranja de liquidificador
Rendimento: aproximadamente 12 fatias

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo integral (ou 2 de farinha de trigo integral e 1 de farinha de linhaça)
  • 3 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo soja  (mal cheia)
  • Suco de 2 laranjas
 Modo de preparar:
  1. Bata no liquidificador os ovos, óleo, suco e açúcar e despeje numa tigela.
  2. Misture a farinha (peneirada) aos poucos, e por último o fermento e mexa delicadamente (movimentos de baixo para cima).
  3. Despeje a mistura numa forma redonda com furo central untada.
  4. Asse em forno preaquecido, 180 graus, por cerca de 30~40 minutos. Espete um palito de madeira no bolo e se ele sair seco, está assado.
  5. Com o bolo ainda quente regue suco de laranja adoçado com açúcar mascavo.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse oleo é oleo de coco ou de cozinha ?

Unknown disse...

muitas coisas faceis e gostosas no seu blog parabens