quarta-feira, 11 de março de 2015

Pegada Maromba - Iogurte Natural Caseiro ( integral, semi desnatado ou desnatado )



Essa semana finalmente voltei a puxar ferro e estou mega animada e... dolorida!



Estreei as luvinhas compradas em ago/14 (!!!)

O instrutor brincou comigo que não valia ser "sumida" da academia (eu ri, né?)
Quando eu tinha uns 7 anos lembro-me do pediatra dizer pra minha mãe que "a Ju é 8 ou 80", e a partir daí cresci com minha mãe repetindo a mesma coisa (alowww terapeuta?). De fato, houve um tempo que eu era assim mesmo: totalmente radical nas minhas opiniões e voltar atrás nas minhas decisões, nem pensar!!!

Como a vida ensina e alguns aprendem, e eu faço parte do grupo dos que aprendem, hoje em dia sou uma pessoa um pouco mais flexível, mas continuo naquela coisa de se empolgar e mergulhar de cabeça nos projetos. Isso, se eu não corrigi até agora, acho que não vai mudar nunca. Tomara.

Além de me jogar nos treinos, a alimentação saudável segue no mesmo ritmo, baseada no que todos os médicos endocrinologistas que já passei na vida me disseram: pra emagrecer de forma saudável e consistente tem que se exercitar e ter uma dieta balanceada.

Estou investindo no preparo de receitas magras e ricas em proteína, como o cottage light e o iogurte natural semidesnatado (mas que também pode ser integral ou desnatado). 


Iogurte Natural Semidesnatado

Ingredientes
  • 1 litro de leite semidesnatado em temperatura ambiente
  • 1 pote de iogurte natural semidesnatado
  • 4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
Modo de preparar

  1. Se o iogurte natural comprado que você utilizar for muito consistente, antes de aquecer o leite retire 1/4 xícara de leite para diluir o iogurte ( isso ajuda pra não ficar pelotinhas quando você juntar tudo ao leite quente).
  2. Em uma panela despeje o leite e aqueça-o até o ponto em que você conseguir colocar o dedo no leite e não se queimar (40 graus se tiver termômetro culinário). Porém, antes de chegar nesse ponto, retire 1/4 xícara de leite para diluir o leite em pó. 
  3. Depois que o leite já estiver na temperatura adequada acrescente o leite em pó já diluído e o iogurte ( ou iogurte diluído, se você optou por diluir) e mecha até ficar homogêneo.
  4. Transfira para um recipiente com tampa ou deixe na própria panela tampada, guardado dentro do forno (desligado!) ou do microondas (desligado!). Deixe descansar entre 10h~12h sem mexer no recipiente ( a primeira vez eu deixei 12h e achei o iogurte muito ácido, tenho deixado 10h). Após esse período guarde num recipiente fechado na geladeira.
  5. Caso pretenda fazer mais uma receita, separe 200ml num outro recipiente fechado  e guarde dentro da geladeira.
Fique atento pra validade, pois como não há conservantes esse iogurte caseiro tem vida curta. Aqui em casa costumamos consumir em 4 ou 5 dias.

0 comentários: