sexta-feira, 13 de março de 2015

Lanchinho da escola


Busco sempre oferecer alimentos saudáveis pra minha pequena nas refeições principais e também nos lanchinhos, mas nem sempre obtenho êxito nas minhas tentativas.
Bolinhos integrais doces ou salgados, se ela perceber (pela cor) que é integral, só de olhar ela fala que não gosta e não quer, mas aí eu peço pra ela pelo menos provar antes de dizer que não gosta, aí ela dá uma mordidinha sem vergonha e diz "não gostei".

Essa semana enviei na lancheira da escola: uma banana prata, suco de caixinha (eu sei, eu sei que os sucos de caixinha são do mal, muito açúcar, muito conservante...), bolachinhas de maisena e de goiabinha, e ovos de codorna e olha só o recado que veio na agenda:


E no final das contas ela comeu um pedaço do lanche da coleguinha, como eu pude constatar pelo recadinho na agenda. Fui confirmar a informação com minha filha e ela disse que adorou o lanche da amiga, mas que a amiga não quis o lanche dela. Ai, fiquei com uma dó! Eu quero muito acertar e oferecer o melhor pra minha pequena, mas eu sei que não posso ser tão rigorosa.
Pra quebrar a rotina do lanchinho sem graça e retribuir a gentileza da amiguinha preparei enroladinhos assados de salsicha pra ela dividir com toda a turminha, e às mães dos coleguinhas peço perdão, mas hoje vai ter salsicha no lanche! (é claro que eu não ousaria fazer isso com frequência)

Enroladinho de salsicha
Rendimento: 20 enroladinhos

Ingredientes
     Para a levedura
  • 1 colher (chá) de fermento biológio seco
  • 1/2 colher (sopa) açúcar
  • 1/4 xícara de água morna
     Para a massa
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/4 xícara de leite
  • 1 ovo médio
  • 1/2 colher (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 gema de ovo para pincelar
     Para o recheio
  • 1/2 kg de salsichas rapidamente fervidas
Modo de preparar

  1. Levedura: em uma pequena vasilha misture o fermento, o açúcar e a água morna (temperatura suportável e agradável ao toque). Deixe descansar até que forme a levedura por 5 a 10 minutos. Reserve.
  2.  Em uma vasilha coloque o leite, o ovo inteiro, o óleo, a manteiga e por último a levedura. Mexa com uma colher.
  3. Acrescente metade da farinha de trigo e mexa com uma colher.
  4. Acrescente o sal e o queijo parmesão ralado e vá colocando o restante da farinha misturada aos poucos, e quando a massa ficar difícil de ser misturada com a colher, passe a misturar com as mãos.
  5. Quando a massa ficar levemente pegajosa passe-a para o balcão polvilhado com farinha. Sove a massa até ficar elástica e macia.
  6. Passe a massa para um recipiente limpo e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume (entre 20 a 30 minutos) dentro do forno desligado. Se o dia estiver frio esse tempo será maior. 
  7. Corte uma porção da massa e abra-a com um rolo de cozinha sobre um balcão enfarinhado, e enrole a salsicha na massa e depois corte em quantas partes achar melhor (eu cortei em 3 partes).
  8. Coloque os enroladinhos de salsicha em uma assadeira polvilhada forrada com papel manteiga e pincele os enroladinhos com gema de ovo e polvilhe queijo ralado.
  9. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC até dourarem. No forno aqui de casa assou em mais ou menos 20~25 minutos.
  10. Retire os enroladinhos do forno e deixe esfriarem sobre uma grade.

0 comentários: