domingo, 5 de maio de 2013

A bola da vez: Cupcakes de baunilha

Caramba!!!
O último post, primeiro e único também rsss, foi no níver de 1 aninho da minha filha (2011)! E agora já estou me preparando pra festa de 3 aninhos!

A bola da vez da festinha desse ano serão os cupcakes:



Lindos...

Será que consigo fazer um assim??? Se não tentar, não tem como saber! 
Então... mãos a obra!
Fiz umas buscas por receitas pela net e, pra começar, optei pelo básico: cupcakes de baunilhacobertura buttercream:


Cupcakes de baunilha
Rendimento: 16~18 unidades (tamanho padrão)

Ingredientes:
  • 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar 
  • 3 colheres de chá de fermento em pó 
  • 1/4 de colher de chá de sal 
  • 100 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
  • 2 ovos 
  • 3/4 xícara de leite 
  • 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha

 Modo de preparo:
  1. Pré aqueça o forno em 180 graus, e já deixe preparada a forma com as forminhas de papel dentro.
  2. Misture os ingredientes secos e peneirados: farinha, açúcar, fermento e sal, e depois que estiver tudo bem misturado, adicione a manteiga e bata na batedeira (não vira uma massa, fica parecendo uma "areia grossa").
  3. Em uma outra tigela maior bata os ovos, o leite e a essência de baunilha. 
  4. Depois vá colocando a primeira mistura em 3 partes, sempre parando a batedeira e passando uma espátula para desgrudar a massa das laterais de tigela antes de adicionar a parte seguinte. Não precisa bater muito, somente o suficiente para incorporar os ingredientes.
  5. Coloque a massa nas forminhas com 2/3 de massa, para que ela cresça um pouco mais de 1/3. 
  6. Deixe assar entre 15 e 20 minutos (depende do forno), e antes de retirá-los finque um palito de madeira e se ele sair limpo os cups estão assados, então retire-os e deixe-os esfriar numa grade. 


Buttercream
Rendimento:  2 1/2 xícaras 

Ingredientes
  • 1 colher de baunilha
  • 100 gramas de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente
  • 300 gramas de açúcar impalpável
  • 50 ml de leite integral
  • Corante em gel
Modo de preparar:
  1. Na tigela da batedeira, coloque 150 gramas do açúcar impalpável, 100 gramas de manteiga, metade do leite e a colher de baunilha.
  2. Vá batendo até ficar com uma aparência de creme.
  3. Com a batedeira ligada, vá adicionando, aos poucos, o restante do açúcar impalpável.
  4. O ideal é que o creme fique com aquela aparência de glacê de bolo mesmo, caso não fique, vá batendo e adicionando mais açúcar.
  5. Se desejar uma cobertura branquinha, já estará pronta, mas se quiser com cores variadas, separe a cobertura em potes e adicione corante em gel.
  6. Mexa delicadamente e pronto.
  7. Coloque o seu glacê em um saco de confeiteiro e coloque sobre os cupcakes, complete a decoração com confeitos coloridos.

Olha, não foi muito difícil preparar não, mas confesso, que houveram vários momentos "trapalhadas da Juli", devido à minha inexperiência na arte de pilotar a batedeira e confeitar...
Momento trapalhada 1: ao bater os ingredientes secos com a manteiga rolou um neblinão nervoso na cozinha, e ao terminar de bater a massa parecia que um vulcão havia entrado em erupção, só que ao invés de expelir lava, ele expeliu farinha de trigo, açúcar e fermento! 
Momento trapalhada 2: na hora de colocar o buttercream na manga de confeitar pedi ajuda pra minha mãe segurar a manga enquanto eu colocava o buttercream dentro... aí, foi o buttercream entrando por cima e depois despencando por baixo!

Enfim, mas como no final das contas tudo certo, apresento-lhes os meus primeiros cupcakes:

Recém saídos do forno


Confeitados
Quanto ao sabor, eu e o pessoal aqui em casa achou que a massa ficou gostosa, mas a cobertura de buttercream ficou exageradamente doce, de arder a garganta! E a minha minha impressão ao provar o creme foi que ele estava sutilmente "areioso" (estranho) e ficou mais mole do que eu desejava (acho que os 50 ml de leite da receita foi muito).


Enfim, dessa vez o placar foi: Juli 0, Buttercream 1. Mas haverá revanche!



*** Agradecimentos
Super-hiper-mega obrigada à minha mãe querida e ao meu marido, que foram compulsoriamente arrastados para dentro de mais um projeto culinário meu. Obrigada pela ajuda! Amo vocês!
 
Créditos desse post:
Receita dos cupcakes de baunilha adaptado de: Martha Stewart
Receita de buttercream adaptado: Receita de Cupcake 
Foto dos cupcakes com morangos: Banco de imagenes gratis
Fotos dos meus cupcakes: Celso-Químico-Marido-Fotógrafo

0 comentários: