domingo, 9 de junho de 2013

Dia de festa: Mini Bolo Decorado Tipo Charge e Cupcakes de laranja com creme de caramelo

A maioria das vezes que digo que  vou fazer alguma coisa, eu faço. Mas quando se trata de algo que digo pra minha pequena, eu cumpro!

E ontem pela manhã falei pra ela que amanhã iríamos cantar parabéns pra mamãe e ela iria ajudar a apagar a velinha... mas bateu uma preguiça de fazer bolo! Ai, enfim, como eu mesma escrevi acima: se falei pra ela que ia ter parabéns e velinha, eu tenho que cumprir!

Como, já há algum tempo, eu queria fazer um bolo coberto com pasta americana essa foi uma ocasião perfeita: eu poderia fazer um bolo mais enfeitado e não haveria constrangimentos maiores se ele não ficasse tão bonito quanto eu imaginava.

O bolo foi estilo chocolate charge, ou seja, camadas de bolo de chocolate, ganache de chocolate meio amargo, amendoim e creme de caramelo. 
E pra fazer uma graça, decorei com pasta americana branca e florzinhas vermelhas:




A receita do ganache de chocolate tem aqui (pra receita do bolo charge é só não utilizar a amarula), e as receitas do bolo de chocolate e do caramelo cremoso seguem mais abaixo nesse post.
A montagem do bolo não tem segredo, é só ir fazendo as camadas: bolo, caramelo, amendoins, ganache , bolo.

Bolo de chocolate fácil


Ingredientes:

  • 2 ovos 
  • 8 colheres de sopa de óleo 
  • 340g de creme de leite fresco 
  • 1/4 xícara de café bem forte 
  • 1 xícara de açúcar refinado 
  • 1 xícara de açúcar mascavo 
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha 
  • 1 pitada de sal 
  • 12 colheres de sopa de chocolate em pó 
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
  • 1 colher de chá de fermento em pó 
  • 2 xícaras de farinha de trigo


Modo de preparar:


1) Preaqueça o forno a 180°C. Unte com farinha uma forma retangular 2) Junte o chocolate em pó, o sal, o bicarbonato, a farinha e o fermento e peneire 2 vezes. Reserve.

3) Em uma tigela misture o ovo e o óleo e com a ajuda de um fouet bata até formar um creminho. Acrescente o creme de leite, a baunilha, o café e o açúcar e misture bem.

4) Às colheradas misture os secos à mistura líquida. Mexa com o fouet, misturando a massa de baixo para cima, até que esteja homogênea.

5) Leve ao forno por aproximadamente 35~40 minutos e faça o teste do palito


Creme de caramelo ( ou caramelo cremoso )

Ingredientes:
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 5 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de manteiga na temperatura ambiente
  • 1 lata de creme de leite sem soro*
Modo de preparar:
  1. Misture o açúcar, a água e o mel - vira uma pasta granulosa.
  2. Leve a mistura ao fogo numa panela larga de fundo grosso, mexendo a panela de vez em quando, de modo a dar uma agitada na mistura (veja bem, mexa a panela ).
  3. Quando o caramelo estiver na cor desejada, retire a panela do fogo e adicione a manteiga, mexendo até derreter toda manteiga, depois acrescente o creme de leite, mexa, misturando bem. 
  4. Leve novamente ao fogo para engrossar a mistura. Atente-se ao ponto que deseja para seu creme.
* Fiz com creme de leite em lata, sem soro e deu certo, mas li numa outra receita que se usar o creme de leite em caixinha a chance da receita desandar é muito menor. Não posso confirmar... ainda. Na próxima vez que eu fizer o caramelo cremoso usarei o creme de leite em caixinha e aí atualizo o post.

Na foto acima, percebe-se alguns mini cupcakes invasores na foto...  não resisti! Não pude deixar de fazer alguns cupcakes...
Enquanto o bolo assava, fui fazendo a massa de cupcakes de laranja e depois cobri com creme de caramelo que sobrou e decorei com pasta americana. Eu achei que ficaram tão fofos:





Só consegui finalizar o bolo e os cups praticamente no final da tarde (domingo é dia sagrado pra estar com minha mãe - e hoje aproveitamos pra almoçar fora) , mas deu tudo certo, terminei de confeitar o bolo, cantamos parabéns pra mamãe e apagamos as velinhas! Obrigada Deus, Mãe, Maridão e Filhotinha por esse dia feliz!



0 comentários: